Pela primeira vez, o Instituto dos Advogados do RS (IARGS) promoveu seminário voltado à PEC 06/2019 ‘Reforma da Previdência’. Durante toda esta sexta-feira (26 de abril), 10 palestrantes esclareceram as principais alterações propostas pela PEC e suas consequências na vida de todos os brasileiros. O seminário ocorreu no auditório da AIAMU (Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre).

Estiveram presentes pela Agafisp, a presidente Dulce Lima e os diretores Vilson Romero, que participou do painel ‘Análise da Necessidade da Reforma da Previdência’, Miriam Comandulli, Clecy Muller e Tania Garcia.

Ao final do evento foi elaborada e encaminhada uma carta ao Legislativo com as conclusões apresentadas no seminário, que visa a levar aos representantes do povo os anseios da sociedade em relação aos direitos fundamentais previdenciários que afetam a vida do trabalhador brasileiro.

Foi sugerido que se influenciasse no aprimoramento da redação final da reforma de modo a atender aos interesses de todos. De acordo com a coordenadora Maria Isabel Pereira da Costa, o evento não pretende partidarizar, criando polêmicas entre a direita e a esquerda, mas estabelecer um debate com critérios técnicos para aprimorar a proposta final.

Diversos temas foram debatidos sobre a proposta da Reforma da Previdência, suas novas regras, implicações na aposentadoria, benefícios e pensões da população brasileira, levando em consideração a garantia dos direitos fundamentais.