Pesquisa Conteúdo:
   
 
INSTITUCIONAL
Histórico
Diretoria
Conselho Fiscal
Conselho Deliberativo
 
SERVIÇOS
Artigos
Convênios
Galeria de Fotos
Aniversariantes do Mês
Jornal Plantão Fiscal
Recadastramento
Restrito
 

"Quando te dás conta de que nada te falta, o mundo inteiro pertence-te
Lao Tzu
Roteiros Culturais

Largue na frente da tocha olímpica: Veja o melhor da Grã-Bretanha antes do mundo inteiro

No próximo ano, milhões de pessoas do mundo todo vão assistir ao desfile da tocha olímpica a caminho de Londres, onde ela chegará em 27 de julho para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

A tocha olímpica vai percorrer todas as regiões da Grã-Bretanha durante 80 dias, iluminando belas e animadas cidades, paisagens impressionantes e tesouros históricos. Então, caso queira chegar lá antes do restante do mundo, segue uma amostra de alguns dos ícones imperdíveis e locais de rara beleza por onde a tocha passará.

Litoral espetacular

Ao vir da Grécia para o Reino Unido, a primeira parada da tocha olímpica será em Land?s End, no extremo oeste da Inglaterra. Os visitantes podem chegar ao pico de penhascos surpreendentes e experimentar o surfe radical em uma área pouco explorada do Atlântico. Em dias claros, pode-se até avistar as Ilhas de Scilly no vasto horizonte. Land's End está situada na Cornualha, uma região com passado milenar que abriga muitas aldeias de pescadores, além de ser também um destino mundialmente famoso para a prática de esportes radicais. A tocha olímpica chegará a Land's End em 19 de maio de 2012.

Uma semana depois, a tocha fará uma parada em Aberystwyth, considerada por muitos a capital cultural do País de Gales. A animada cidade costeira está cercada por algumas das melhores paisagens do Reino Unido - de um lado estão as montanhas cambrianas e do outro a baía de Cardigan e a Ceredigion Heritage Coast. As terras cultivadas se debruçam sobre o oceano, onde golfinhos podem ser avistados.

Em 3 de junho, a tocha olímpica chegará a Portrush, na Irlanda do Norte, lar da Giant?s Causeway (Calçada dos Gigantes), que está entre os patrimônios mais incríveis e surpreendentes da humanidade. É uma área de beleza espetacular, onde 40 mil colunas hexagonais de basalto emergem do mar em direção às grandiosas montanhas de Mourne.

Igualmente impressionante é o Lago Windermere, no noroeste da Inglaterra, situado bem no coração da área conhecida como Distrito dos Lagos. Em 21 de junho, a tocha olímpica chegará ao litoral isolado de Windermere, tendo como cenário as montanhas acidentadas.

Cidades vibrantes

As cidades britânicas são famosas pela rica combinação de patrimônio cultural e industrial, excelente vida noturna e ótimas opções de compras. O trajeto da tocha olímpica vai incluir muitas dessas cidades durante a programação anual de eventos e festivais que ocorrem em cada uma delas.

Cardiff, a capital mais jovem da Europa, ostenta lojas incríveis, restaurantes, bares e oferece aos visitantes a calorosa hospitalidade galesa em suas galerias de arte, museus e centros esportivos. Terra natal e lar de vários astros de música, teatro e cinema, Cardiff é um vibrante centro cultural e histórico que receberá a tocha olímpica em 25 de maio.

Os "pináculos dos sonhos" de Oxford vão proporcionar um cenário pitoresco para a tocha olímpica em 9 de julho e para o animado calendário cultural da cidade, além das excelentes opções de compras. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o Radcliffe Camera (o prédio mais característico da cidade) e a catedral de Christ Church, e vão desfrutar de um passeio encantador à margem do rio, sempre avistando cenários famosos da televisão e do cinema.

Coventry está situada no coração da Inglaterra, uma cidade que esteve na vanguarda de algumas das maiores invenções dos últimos 200 anos. Com rica tradição cultural e industrial, Coventry - que vai abrigar o desfile da tocha em 1º de julho - é conhecida como a Cidade de Fênix, devido à sua capacidade de se reinventar sempre para enfrentar novos desafios. Abriga uma das mais belas prefeituras medievais da Inglaterra e sua catedral, reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, é um lugar extraordinário que vai comemorar seu jubileu de ouro em 2012, com uma programação de eventos culturais o ano inteiro.

Castelos surpreendentes

Há centenas de castelos e palácios na Grã-Bretanha, desde aqueles formados por ruínas impressionantes até mansões muito bem preservadas e ainda habitadas por seus proprietários. A tocha olímpica vai percorrer vários desses palácios ao longo de sua jornada, proporcionando um vislumbre fascinante da história.

A próspera cidade mercantil de Alnwick, no nordeste da Inglaterra, abriga o Castelo de Alnwick, que será reconhecido pelos fãs de filmes como Harry Potter e Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões. A cidade, que vai acolher a tocha olímpica em 14 de junho, tem várias vielas e construções de pedra e é repleta de lojas interessantes, cafés e restaurantes. Ao lado do castelo fica o Jardim Alnwick, criado há apenas uma década, mas já considerado um dos mais consagrados jardins ingleses.

Mais ao norte e dominando a capital escocesa está o icônico e imponente Castelo de Edimburgo. A paisagem acidentada em torno do castelo também proporciona um cenário excepcional para os bares movimentados da cidade, os novos restaurantes e as butiques exclusivas, e também para os mundialmente famosos eventos anuais de arte e cultura, incluindo o Edinburgh Festival e o Royal Edinburgh Military Tattoo. A tocha olímpica passará por Edimburgo em 13 de junho.

As ruínas de um dos castelos históricos da Inglaterra são o destino da tocha em 17 de julho. Hastings faz parte da história antiga da Inglaterra e seu centro histórico medieval é repleto de casas com vigas de madeira e pequenas passagens intrigantes. A cidade é famosa por sua programação anual de eventos.

Ícones do esporte

Como é de se esperar, a tocha olímpica passará por vários dos centros esportivos mais emblemáticos da Grã-Bretanha. O Track TT, na Ilha de Man, sede de um dos circuitos mundiais mais desafiadores do motociclismo, está comemorando o seu centenário e receberá a tocha em 2 de junho. A linda ilha tem paisagens deslumbrantes, praias preservadas e um estilo de vida bem tranquilo.

Hampden Park, o famoso estádio de futebol de Glasgow, vai sediar algumas partidas de futebol durante os Jogos Olímpicos de Londres em 2012, assim como os Jogos da Comunidade Britânica em 2014. Além dos eventos esportivos, a cidade de Glasgow também é conhecida por sua música de vanguarda e importância no cenário das artes visuais. A tocha visitará Glasgow em 8 de junho.

Outro local que vai sediar atividades esportivas durante os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 é a Costa Jurássica, com 176 quilômetros de extensão e situada no litoral sul da Inglaterra. O local é Patrimônio da Humanidade e vai proporcionar um cenário deslumbrante para as provas olímpicas da vela. As características geomorfológicas da costa e as descobertas fósseis fascinaram e instruíram gerações de geólogos, e atualmente os visitantes podem se aventurar por cidades costeiras georgianas, ruínas romanas e praias de areia dourada que tornam o litoral de Dorset um dos mais procurados. Em 12 de julho, a tocha olímpica vai passar a noite em Weymouth e Portland, exatos 15 dias antes do início dos Jogos Olímpicos.

Tesouros escondidos

Alguns lugares do trajeto da tocha não fazem parte dos roteiros turísticos mais explorados. Poucas pessoas sabem, por exemplo, que Stoke-on-Trent, no coração da Inglaterra, é a capital mundial da cerâmica. A terra natal do famoso ceramista Josiah Wedgewood também conta com premiados museus e jardins magníficos, e dará as boas-vindas à tocha olímpica em 30 de maio.

Localizada entre as movimentadas cidades de Londres e Kent e conhecida como o Jardim da Inglaterra, Bexley é descrita como um "pedacinho do campo na cidade". Bexley realizará uma comemoração vespertina para a passagem da tocha olímpica em 22 de julho.

Bangor é uma das menores cidades do Reino Unido e está situada no País de Gales, em uma região de incrível beleza natural, onde as montanhas da Snowdonia se encontram com o mar. Um novíssimo centro de artes avaliado em £ 40 milhões de libras será aberto lá em 2012 e receberá a tocha em 28 de maio.

Imersa em história, ostentando uma capital vibrante e com uma paisagem rural fabulosa, Jersey tem todo o direito de se proclamar uma cidade única. Ela deve obediência a Sua Majestade, a rainha Elizabeth, mas não ao parlamento do Reino Unido, e por estar a apenas 14 quilômetros de distância da França, tem uma atmosfera muito continental. A tocha será vista em Jersey em 15 de julho, menos de duas semanas antes de chegar ao Estádio Olímpico, em Londres.

Comemorações

A tocha olímpica e o desfile são inspirados em uma história que remonta aos antigos Jogos Olímpicos na Grécia, onde foram elementos importantes dos festivais culturais. As celebrações do trajeto da tocha olímpica em 2012 contarão com uma grande variedade de entretenimento e espetáculos, todos eles exclusivos de cada comunidade organizadora do evento.

Para mais detalhes sobre o local exato em que a tocha vai passar e as festividades previstas, visite www.london2012.com/games/olympic-torch-relay/where-is-the-olympic-flame-going.

Mas lembre-se de que é possível visitar a maioria desses lugares em qualquer época do ano. Você não precisa esperar a tocha olímpica e o restante do mundo para estar lá!

Aviso aos editores

Temos fotos de divulgação. Por favor entre em contato caso queira receber as imagens por email.

Para obter mais informações, entre em contato com

Mitsi Goulias

VisitBritain Brazil

t55 11 3245 7653

m55 11 8119 3161

emitsi.goulias@visitbritain.org

Fonte: Mitsi Goulias
 
+ Roteiros Culturais

Asilo Padre Cacique pede socorro para não fechar - Para os associados da Agafisp que puderem colaborar:

Em nome dos 150 idosos carentes residentes no Asilo Padre Caci

Diretor da Agafisp, Vilson Romero, assume cargo na Associação Brasileira de Imprensa - Na tarde desta segunda-feira (21), o diretor da Agafisp, Vilson Romero, foi empossado como membro reeleito do Conselho

Apuração dos votos da eleição da Agafisp será no dia 22 - A Comissão Eleitoral reuniu-se, para fins de atendimento dos trâmites legais e administrativos para a eleição da Diretór

Grupo se reúne na ANFIP para atualizar Zebrinha -

Em continuidade ao trabalho iniciado em abril, está reunido na ANFIP, nesta semana, o grupo de trabalho constituído p

Associados da Anfip agora têm número exclusivo para assuntos jurídicos - Associados agora têm número exclusivo para assuntos jurídicos

Visando a excelência no atendimento aos seus associados,

+ Notícia

 
home | contato | localização | convênios
Rua Siqueira Campos 1171, 11º andar - Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3224-4355 - E-mail: agafisp@agafisp.org.br