Pesquisa Conteúdo:
   
 
INSTITUCIONAL
Histórico
Diretoria
Conselho Fiscal
Conselho Deliberativo
 
SERVIÇOS
Artigos
Convênios
Galeria de Fotos
Aniversariantes do Mês
Jornal Plantão Fiscal
Recadastramento
Restrito
 

"Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos.
Pitágoras
Roteiros Culturais

Conheça Leeuwarden, a Capital Cultural da Europa em 2018

A cidade holandesa apresenta programação exclusiva de eventos que celebram a cultura e a diversidade

São Paulo, 26 de outubro de 2017 – A cidade de Leeuwarden, na região da Frísia, acaba de ser anunciada como Capital Cultural da Europa em 2018. Localizada no Norte da Holanda, a uma hora e meia de Amsterdã, Leeuwarden é um dos tesouros mais bem guardados do país, onde o famoso artista gráfico M.C. Escher e a misteriosa dançarina Mata Hari nasceram.

O projeto criado pela União Europeia destaca a diversidade cultural no continente e promove a contribuição da cultura para o desenvolvimento das cidades. Ser nomeada uma Capital Cultural da Europa - apenas duas por ano ostentam o título - é não só uma grande honra, mas também uma ótima oportunidade para impulsionar o turismo local, ao mesmo tempo que melhora a imagem da cidade pela perspectiva dos próprios habitantes.

Os programas típicos de Leeuwarden incluem fazer compras nas ruas estreitas e charmosas, desfrutar de um passeio de barco pelos canais centenários e descobrir as raízes culturais da Frísia no Museu Fries. Em 2018, os roteiros turísticos básicos são reforçados com uma rica programação cultural, que se estende também a cidades vizinhas, com participação ativa da comunidade local. Nunca houve um momento melhor para visitar Leeuwarden e região.

Comunidade unida

Ao reunir artistas, cientistas, agricultores, frisões e visitantes com boas ideias, a Capital Europeia da Cultura pretende moldar o mundo como uma comunidade colaborativa aberta (ou "iepen mienskip", como é conhecido localmente na região). Milhares de frísios estão envolvidos na programação, que emergiu de um movimento popular. Novas perspectivas de artistas internacionais levaram a um programa internacional que abraça um sentimento de comunidade e comunhão.

Programação

O programa completo consiste em mais de 60 eventos principais e centenas de projetos comunitários, os Mienskip, divididos em quatro temas:

1. Atreva-se a sonhar: projetos que nos encorajam a sonhar grande;

2. Atreva-se a agir: projetos que destacam a transformação para um mundo mais sustentável.

3. Atreva-se a ser diferente: projetos que promovam a diversidade cultural.

4. Realeza Frísia: as joias e os heróis locais da Frísia.

Os destaques da programação incluem:

Mata Hari - Museu da Frísia

Um século após sua morte, o Museu da Frísia apresenta a maior exposição dedicada à vida de Mata Hari, dançarina holandesa condenada à morte por espionagem. Objetos pessoais, fotografias, álbuns de fotos, cartas e registros militares vão apresentar o visitante a Margaretha Zelle, a menina por trás do mito Mata Hari. Viaje com ela de Leeuwarden, sua cidade natal, para as Índias Orientais Holandesas, atual Indonésia, e saiba mais sobre sua fama nos teatros de dança parisienses e como se envolveu em uma teia de intriga durante a Primeira Guerra Mundial, que resultou na sua prisão. Até 2 de abril de 2018.

A Jornada de Escher – Museu da Frísia

O trabalho do artista gráfico Maurits Cornelis Escher é particularmente icônico e faz parte da memória coletiva da população mundial. Quem não está familiarizado com as ilusões de ótica envolvendo pássaros, salamandras, escadas e cubos? A Jornada de Escher será uma extensa exibição do trabalho do mago da perspectiva, que nasceu em Leeuwarden. De 28 de abril a 28 de outubro de 2018.

Onze Fontes – Várias cidades

O centro de onze cidades da Frísia e seus residentes recebem onze artistas de renome internacional para criarem uma fonte que expresse a história e a cultura da região de uma forma única. De 18 de maio a 31 de dezembro de 2018.

The Giants of Royal de Luxe – Centro de Leeuwarden

Depois de produções em Buenos Aires, Montreal, Liverpool e Barcelona, ??a companhia de teatro de rua Royal de Luxe traz suas icônicas marionetes para Leeuwarden. O desfile de gigantes - alguns tão altos como edifícios - marchará pelas ruas contando a história e o folclore da cidade. Os gigantes movem-se com a ajuda de centenas de voluntários que os animam à medida que o programa avança. Um espetáculo inspirador! De 17 a 19 de agosto de 2018.

Sobre a Holland Alliance

Composta por três empresas, NBTC Holland Marketing, KLM Royal Dutch Airlines e Aeroporto Schiphol, a Holland Alliance chegou ao Brasil em 2012 para uma campanha conjunta de promoção da Holanda. Com o objetivo de divulgar o destino por meio de seus aspectos culturais, estilo de vida holandês e belezas naturais, a Holland Alliance conta ainda com o apoio de diversas instituições ligadas ao turismo local. Para mais informações, acesse: www.holland.com e no Facebook “Visite a Holanda”.

 
+ Roteiros Culturais

Reforma Tributária Solidária nos 50 anos da 1ª Convenção - A apresentação da Reforma Tributária Solidária aconteceu no primeiro painel dos 50 anos da I Convenção Nacional, que aco

Homenagens encerram evento dos 50 anos da 1ª Convenção - A comemoração dos 50 anos da I Convenção Nacional da ANFIP, que aconteceu nesta sexta-feira (9/11), no Rio de Janeiro, t

Geap tem um plano especial para você - No seu estado, com preços mais acessíveis a partir de R$ 159,29 mensal para menores de 18 anos. Trata-se de um plano bás

Linha Direta já está disponível na Internet - Já está disponível em publicações, Linha Direta, a última edição do nosso informativo mensal. Confira as principais notí

Auditores do Paraná comemoram 25 anos de carreira -

Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil do Paraná, do concurso de 1993, se reuniram no final de julho para com

+ Notícia

 
home | contato | localização | convênios
Rua Siqueira Campos 1171, 11º andar - Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3224-4355 - E-mail: agafisp@agafisp.org.br