Pesquisa Conteúdo:
   
 
INSTITUCIONAL
Histórico
Diretoria
Conselho Fiscal
Conselho Deliberativo
 
SERVIÇOS
Artigos
Convênios
Galeria de Fotos
Aniversariantes do Mês
Jornal Plantão Fiscal
Recadastramento
Restrito
 

"Não há equívoco maior do que confundir homens inteligentes com sábios
Francis Bacon
02/05/2018

Atividade industrial no RS tem o melhor primeiro trimestre desde 2010

A atividade industrial gaúcha fechou o primeiro trimestre de 2018 com crescimento de 2,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, revela pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), nesta quarta-feira (2). Foi o melhor primeiro trimestre desde 2010 e o único aumento nesse período desde 2013, segundo o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS).

Na expansão no ano, o destaque ficou com as altas de 7,2% do faturamento real e de 7% das compras industriais. A Utilização da Capacidade Instalada – UCI e o emprego registraram elevações mais modestas, 2,1 pontos percentuais e 0,6%, respectivamente, enquanto as horas trabalhadas na produção (-0,6%) e a massa salarial real (-2,6%) caíram ante o primeiro trimestre de 2017.

Ainda no acumulado do trimestre, a expansão de Veículos automotores (19,5%) foi a principal contribuição positiva entre os 17 setores pesquisados no IDI-RS. Destaques ainda para os aumentos da atividade nas indústrias de Tabaco (11,7%), de Produtos de metal (4,2%) e de Alimentos (2%). Em sentido contrário, as principais influências negativas partiram de Máquinas e equipamentos (-2,6%), Químicos e refino de petróleo (-1,5%) e Couros e calçados (-1,4%).

Ao se comparar com o mesmo mês de 2017, a atividade industrial ficou estável em março, depois de oito meses de altas consecutivas. O resultado, embora possa sugerir desaceleração, precisa ser relativizado, já que março de 2018 teve dois dias úteis a menos do que o mesmo mês do ano passado em função do Feriado de Páscoa: 21 ante 23.

MENSAL – Na análise de março em relação a fevereiro de 2018, o IDI-RS aponta para uma queda de 2,8% no nível de atividade, a maior desde janeiro de 2017. Parte desse resultado, porém, também pode ser atribuída ao calendário de março com menor número de dias úteis do que o normal, efeito que, apesar de minimizado, não é totalmente eliminado pelo ajuste sazonal. A influência do calendário levou ao desempenho negativo em todos os indicadores do IDI-RS: compras industriais (­7,4%), faturamento real (-2,3%), horas trabalhadas na produção (-0,4%), emprego (-0,2%), massa salarial (-1,3%) e UCI (-0,8 p.p).

Porém, o mesmo efeito de calendário que potencializou a queda da atividade industrial projeta um cenário mais favorável em abril de 2018, com três dias úteis a mais em março do que em 2017. Portanto, os resultados dos Indicadores Industriais nada alteram a tendência atual de recuperação e a expectativa futura da indústria. Ela deve continuar lenta, instável e gradualmente dentro do previsto para o ano, em torno de 3%, segundo análise da FIERGS. Os impactos positivos da queda dos juros e da inflação e da melhora do mercado de trabalho na demanda interna, bem como o aumento das exportações industriais, devem continuar sustentando esse processo.

Mais informações podem ser obtidas em http://www.fiergs.org.br/pt-br/economia/indicador-economico/indicadores-industriais.

Fonte: Fiergs
 
+ Clipagem

ADEUS AO COLEGA ARISTEU - Faleceu neste sábado o colega e amigo Aristeu Penalvo Filho. O velório será das 10h30 às 17h no Angelus Memorial Cremató

Viagem ao Peru, com Festa do Sol Inti Raymi - Entre 20 e 30 de junho de 2019, os associados terão oportunidade de viajar ao Peru para conhecer algumas atrações turíst

Marcos Cintra é nomeado secretário da RFB - Foi publicado no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (2/1), a nomeação de Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerqu

CLIPAGEM 27 DE DEZEMBRO 18 -

EXPEDIENTE DE FINAL DE ANO - A Agafisp não terá expediente nos dias 24 e 31, duas segundas-feiras que antecedem o Natal e Ano Novo.

+ Notícia

 
home | contato | localização | convênios
Rua Siqueira Campos 1171, 11º andar - Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3224-4355 - E-mail: agafisp@agafisp.org.br