Pesquisa Conteúdo:
   
 
INSTITUCIONAL
Histórico
Diretoria
Conselho Fiscal
Conselho Deliberativo
 
SERVIÇOS
Artigos
Convênios
Galeria de Fotos
Aniversariantes do Mês
Jornal Plantão Fiscal
Recadastramento
Restrito
 

"Não há equívoco maior do que confundir homens inteligentes com sábios
Francis Bacon
08/05/2018

Acrefi prevê que crédito vai crescer 7% e defende Cadastro Positivo

O crédito para pessoas físicas deve crescer 7% este ano, segundo previsão de Hilgo Gonçalves, presidente da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento). Falando na comemoração dos 60 anos da Acrefi, Gonçalves disse que a estimativa da entidade é que o PIB terá crescimento de 2,5% este ano.

O presidente da Acrefi prevê também que o crédito pode dar um salta caso o Cadastro Positivo seja aprovado (o assunto está em análise pela Câmara dos Deputados). “Com esse cadastro teremos mais e melhores informações sobre o comportamento do consumidor e assim será possível oferecer linhas de crédito com juros mais baixos”.

Hilgo Gonçalves lembrou que os juros altos têm como principal causa a inadimplência, indicador que será reduzido em até 40% com a adoção do Cadastro Positivo. Ele estima que, com essa nova ferramenta, a oferta de empréstimos vai crescer: “No Chile, onde o Cadastro Positivo foi adotado há anos, o volume de crédito equivale a 100% do PIB. No Brasil, a fatia é de 46% mas vai disparar, com certeza, se adotarmos essa alternativa”.

De acordo com o presidente da Acrefi, o consumidor poderá tirar seu nome do Cadastro Positivo, se não concordar com a inclusão de seu nome. E os consumidores de renda mais baixa e os microempresários deverão ter mais acesso ao crédito: “Será um divisor de águas, que vai melhorar o quadro para todos os participantes do mercado financeiro”.

Fonte: Informações para a Imprensa: Tamer Comunicação Empresarial
 
+ Clipagem

ADEUS AO COLEGA ARISTEU - Faleceu neste sábado o colega e amigo Aristeu Penalvo Filho. O velório será das 10h30 às 17h no Angelus Memorial Cremató

Viagem ao Peru, com Festa do Sol Inti Raymi - Entre 20 e 30 de junho de 2019, os associados terão oportunidade de viajar ao Peru para conhecer algumas atrações turíst

Marcos Cintra é nomeado secretário da RFB - Foi publicado no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (2/1), a nomeação de Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerqu

CLIPAGEM 27 DE DEZEMBRO 18 -

EXPEDIENTE DE FINAL DE ANO - A Agafisp não terá expediente nos dias 24 e 31, duas segundas-feiras que antecedem o Natal e Ano Novo.

+ Notícia

 
home | contato | localização | convênios
Rua Siqueira Campos 1171, 11º andar - Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3224-4355 - E-mail: agafisp@agafisp.org.br