Pesquisa Conteúdo:
   
 
INSTITUCIONAL
Histórico
Diretoria
Conselho Fiscal
Conselho Deliberativo
 
SERVIÇOS
Artigos
Convênios
Galeria de Fotos
Aniversariantes do Mês
Jornal Plantão Fiscal
Recadastramento
Restrito
 

"O que foi duro de sofrer é doce de recordar.
Provérbio italiano
01/11/2012

Previdência Complementar: ANFIP defende correções na aposentadoria do servidor

Teve início na manhã desta quarta-feira (31), em Belo Horizonte (MG), o Seminário Internacional de Previdência complementar dos servidores públicos. O evento é organizado pela ANFIP, em parceria com a ANFIP-MG. O encerramento do encontro está previsto para as 18 horas.

A solenidade de abertura contou com a participação do presidente da ANFIP, Álvaro Sólon de França; do vice-presidente executivo da ANFIP, Floriano José Martins; do presidente da Fundação ANFIP e presidente da AFIPDF, Floriano Martins de Sá Neto; da presidente da ANFIP-MG, Ilva Maria Franca Lauria; do coordenador do Conselho de Representantes da ANFIP e presidente da AGAFISP, Marville Taffarel, e da delegada da RFB em Belo Horizonte, Regina Célia Batista Cordeiro. O superintendente da 6ª Região Fiscal da RFB em Minas Gerais, Hermano Lemos Avellar Machado, foi representado pela Auditora-Fiscal da RFB Maria Letícia Rocha Pimenta, superintendente adjunta da 6ª Região Fiscal da RFB em MG. Participaram também Auditores-Fiscais representando entidades locais.

Também participam do encontro em BH a vice-presidente de Cultura Profissional e Relações Interassociativas da ANFIP, Ana Mickelina Barbosa Carreira, o vice-presidente de Relações Públicas, João Laércio Gagliardi Fernandes, e a diretora de Cursos e Eventos da Fundação ANFIP, Aurora Maria Miranda Borges.

A edição do seminário na cidade mineira também conta com a participação de palestrantes internacionais, da Holanda e dos Estados Unidos, que vão apresentar as experiências da aplicabilidade do modelo de previdência para segmentos profissionais que prestam serviços públicos.

Em seu pronunciamento, o presidente da ANFIP, Álvaro Sólon de França, defendeu a democracia brasileira e disse que é preciso lutar por alterações no projeto da Funpresp. "Devemos aceitar os resultados impostos pela democracia e devemos procurar os caminhos da construção desse regime. Aqui entra o papel da ANFIP. Procurar a experiência nacional e internacional, para construir um fundo que minimize os riscos para que os servidores conquistem sua aposentadoria", defendeu.

Álvaro Sólon ressaltou, ainda, que a ANFIP combateu o projeto da Funpresp durante toda a tramitação no Congresso Nacional (relembre aqui). "Entendíamos que a previdência complementar rompia com o artigo terceiro da Constituição, porque trazia a capitalização individual. Infelizmente nós perdemos. A ANFIP não é contra a previdência complementar de forma alguma, mas é extremamente comprometida com a Previdência Social pública", encerrou.

Hino da ANFIP - Na abertura do evento, além da execução do Hino Nacional, os participantes puderam ouvir o Hino da ANFIP, criado pelo associado Antônio Augusto Garcia, de Minas Gerais, para ser um instrumento de união da categoria, em prol dos Auditores-Fiscais e da sociedade brasileira.

Programação - Na sequência dos trabalhos do Seminário, ainda na parte da manhã, foram realizadas as palestras "Previdência Complementar - Perspectivas e Aspectos Legais Fundamentais", com exposição da presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), Cláudia Muinhos Ricaldoni; e "Funpresp - Estrutura e Funcionamento da Previdência Complementar do Servidor Público Federal", com apresentação do secretário de Políticas de Previdência Complementar (MPS), Jaime Mariz de Faria Júnior. A coordenação ficou por conta do presidente da Fundação ANFIP, Floriano Martins de Sá Neto.

Fonte: Anfip
 
+ Clipagem

ADEUS AO COLEGA ARISTEU - Faleceu neste sábado o colega e amigo Aristeu Penalvo Filho. O velório será das 10h30 às 17h no Angelus Memorial Cremató

Viagem ao Peru, com Festa do Sol Inti Raymi - Entre 20 e 30 de junho de 2019, os associados terão oportunidade de viajar ao Peru para conhecer algumas atrações turíst

Marcos Cintra é nomeado secretário da RFB - Foi publicado no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (2/1), a nomeação de Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerqu

CLIPAGEM 27 DE DEZEMBRO 18 -

EXPEDIENTE DE FINAL DE ANO - A Agafisp não terá expediente nos dias 24 e 31, duas segundas-feiras que antecedem o Natal e Ano Novo.

+ Notícia

 
home | contato | localização | convênios
Rua Siqueira Campos 1171, 11º andar - Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3224-4355 - E-mail: agafisp@agafisp.org.br