Pesquisa Conteúdo:
   
 
INSTITUCIONAL
Histórico
Diretoria
Conselho Fiscal
Conselho Deliberativo
 
SERVIÇOS
Artigos
Convênios
Galeria de Fotos
Aniversariantes do Mês
Jornal Plantão Fiscal
Recadastramento
Restrito
 

"Quando te dás conta de que nada te falta, o mundo inteiro pertence-te
Lao Tzu
06/11/2012

Seminário em BH: Experiência internacional bem sucedida em previdência complementar

Na segunda parte do Seminário Internacional de Previdência Complementar dos Servidores Públicos em Belo Horizonte (MG), realizado na última quarta-feira (31), os palestrantes estrangeiros explicaram o funcionamento de sistemas de previdência complementar adotados no exterior, abordando os desafios e a experiência adquirida ao longo dos anos.

A primeira palestra foi do diretor administrativo e chefe de planejamento estratégico da TIAA-CREF - Fundo de Pensão dos Professores Universitários dos Estados Unidos -, Jairo Riveros, que começou pelo histórico da instituição, que se mostra organizada e bem sucedida, com experiência de quase 100 anos no mercado.

De acordo com Jairo Riveros, a TIAA (Teachers Insurance and Annuity Association of America), Associação de Seguros e Rendas Vitalícias de Professores Americanos, em português, foi fundada em 1918 para prover uma fonte de renda vitalícia aos professores americanos aposentados. Já o CREF (College Retirement Equities Fund), ou Fundo de Ações para a Aposentadoria de Professores Universitários, foi criado em 1952, como o primeiro provedor de rendas vitalícias variáveis. Os ativos administrados pela TIAA-CREF chegam a US$ 487 bilhões e a instituição representa 15 mil instituições, tem 3,7 milhões de clientes assistidos e é um dos líderes na provisão de planos previdenciários e rendas vitalícias nos Estados Unidos.

Um dos destaques feitos por Riveros em sua explanação foi que a TIAA-CREF tem governança bem estruturada - com independência dos conselheiros (sem vínculo trabalhista e interesses pessoais ou financeiros com a companhia) e controle efetivo por meio de auditorias -, o que proporciona maior equilíbrio entre os dois pilares de atuação: rendas vitalícias e vitalícias variáveis. "A primeira lição que aprendemos é que para poder gerir planos ao longo de quase 100 anos temos um segredo: governança bem estruturada e um controle muito efetivo em auditorias. É muito importante também o conselho ser composto por uma maioria substancial de membros independentes", defendeu Riveros.

Desenho dos planos da TIAA-CREF - Em relação aos planos previdenciários, o palestrante ressaltou que existe um enfoque abrangente em seu desenho, com dois objetivos fundamentais, divididos entre a fase de acumulação e a do benefício. Na fase de acumulação, a intenção é acumular um volume suficiente de poupanças para a aposentadoria e, na fase de benefício, prover uma base garantida de rendas vitalícias. Ele mostrou vários exemplos de fundos, conservadores e agressivos, envolvendo capitalização em renda fixa, ações, imóveis etc.

Conforme informou Riveros, para a definição dos planos por beneficiário, são considerados o comportamento e as necessidades do público - por meio de assessoria e educação financeira e previdenciária - metas de renda na fase de aposentadoria (taxa de reposição, que alcança cerca de 77%), seleção de fundos de investimento administrados por gestores diferentes e estratégias de alocação de ativos baseadas em graus individuais de tolerância ao risco. "Todos os produtos têm o foco de fornecer uma solvência econômica na aposentadoria. Por isso, nosso programa tenta trabalhar quais são os objetivos a longo prazo, definindo metas de renda na fase da aposentadoria. Precisamos analisar a necessidade econômica de cada pessoa para defini-las. O objetivo é tentar maximizar a reposição, buscando dois pontos: metas e qual o tipo de flexibilidade, além das necessidades individuais dos participantes, dentro dos planos desenvolvidos para o empregador ou para o grupo em geral", explicou Jairo Riveros.

Fonte: Anfip
 
+ Clipagem

Asilo Padre Cacique pede socorro para não fechar - Para os associados da Agafisp que puderem colaborar:

Em nome dos 150 idosos carentes residentes no Asilo Padre Caci

Diretor da Agafisp, Vilson Romero, assume cargo na Associação Brasileira de Imprensa - Na tarde desta segunda-feira (21), o diretor da Agafisp, Vilson Romero, foi empossado como membro reeleito do Conselho

Apuração dos votos da eleição da Agafisp será no dia 22 - A Comissão Eleitoral reuniu-se, para fins de atendimento dos trâmites legais e administrativos para a eleição da Diretór

Grupo se reúne na ANFIP para atualizar Zebrinha -

Em continuidade ao trabalho iniciado em abril, está reunido na ANFIP, nesta semana, o grupo de trabalho constituído p

Associados da Anfip agora têm número exclusivo para assuntos jurídicos - Associados agora têm número exclusivo para assuntos jurídicos

Visando a excelência no atendimento aos seus associados,

+ Notícia

 
home | contato | localização | convênios
Rua Siqueira Campos 1171, 11º andar - Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3224-4355 - E-mail: agafisp@agafisp.org.br