Pesquisa Conteúdo:
   
 
INSTITUCIONAL
Histórico
Diretoria
Conselho Fiscal
Conselho Deliberativo
 
SERVIÇOS
Artigos
Convênios
Galeria de Fotos
Aniversariantes do Mês
Jornal Plantão Fiscal
Recadastramento
Restrito
 

"Só existem dois dias do ano em que não podemos fazer nada. O ontem e o amanhã.
Mahatma Ghandi
Perfil

Roberto de Castro Bastos


Roberto de Castro Bastos, uma bela história na Previdência
Roberto de Castro Bastos, uma bela história na Previdência Roberto de Castro Bastos ingressou na Previdência no dia 1º de agosto de 1957 como escriturário. Era do antigo IAPI - que cuidava das questões dos industriários. Entrou por concurso. A sua primeira lotação foi no Posto Navegantes na Capital, no setor de benefícios.

Foi o início de uma carreira de 31 anos até se aposentar em 1988 toda recheada de ações, cargos, posições e uma grande paixão e envolvimento com a Previdência e as suas mazelas, principalmente na área de seguros sociais. Ocupou vários cargos a partir do iniciante escriturário cheio de garra e vontade. Virou craque na matéria, um estudioso tenaz e um obcecado pelo trabalho. Enfrentou a história da Previdência em toda a sua amplitude, como a unificação dos vários institutos em 1967, exigindo dele mais atenção e estudo com as matérias da área.

Um pouco antes, em 1962, fez outro concurso dentro da própria Previdência e em 64 foi nomeado fiscal de contribuições previdenciárias.

Roberto, hoje com 78 anos, diz que sempre foi um cara obstinado por seu trabalho e pelas várias faces e mudanças da área de seguros sociais públicos. Se orgulha de ter ocupado de 1970 a 1974 o cargo de secretário-geral de Seguros Sociais da Previdência em Porto Alegre. Outro grande orgulho foi ter sido condecorado por bons serviços com a

medalha Mérito Previdenciário em 1974 nos 50 anos da criação da Previdência Social do Brasil. Entre outros motivos que o deixam satisfeito por ter vivido na Previdência a profissão que o realizou plenamente estão a organização do sistema de concessão eletrônica de benefícios da Previdência, a participação no desdobramento do INAMPS (assistência), do INPS (benefícios) e Iapas (arecadação) em 1977, a ocupação do cargo de superintendente do INPS em 1978, entre outras atividades. "A época de fartura da Previdência, que ajudou a distribuir recursos pelo país ocorreu em 1973", diz ele.

"A grande alegria e felicidade que vivi na Previdência foi ter trabalhado muito e sempre com ótimas equipes e que sempre colaboraram para o engrandecimento da nossa atividade", diz ele. "Vivi épocas em que se vestia a camiseta e até se levava serviço para casa, coisas que hoje não acontecem mais. Foram 17 anos na área de benefícios, perícias

e acidentes do trabalho e 13 na arrecadação e fiscalização. Gostei e sou um cara feliz", garante. Outro orgulho é nunca ter obtido cargos por questões partidárias e ser afilhado de algum "graúdo". Tudo foi por mérito, afirma. Também recorda ter vivido uma última experiência na Previdência em 1992 quando foi convocado por Mario Fernandez para auxiliá-lo na superintendência do órgão no RS.

Com dois cursos superiores - Direito e Ciências Contábeis - dois filhos, dois enteados e três netos, o gremista Roberto de Castro Bastos vive hoje com ótima saúde e muita tranqüilidade. "Sou um cara feliz pelo que fiz dentro da Previdência e por ser sócio da Agafisp desde 1966. "Acompanhei todos os grandes passos desta entidade e conto aqui com uma turma de amigos excepcional", diz ele.

 
+ Perfil

Ligações falsas em nome do presidente da ANFIP. Cuidado! -

Por telefone, associados têm recebido ligações em nome do presidente da Entidade, Floriano Martins de Sá Neto. Os

Inscrições abertas para 5ª Conferência do Fonacate -

As inscrições para a 5ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado estão abertas e podem ser feitas até o d

Participe e venha para as Aulas de Artes da Agafisp - Começou a temporada 2018 das Aulas de Artes da Agafisp. A professora Madalena Spagnollo convida as associadas a particip

Presidente da Agafisp deseja aos associados uma Páscoa muito feliz - O presidente da Agafisp, José Amilton Vieira Freire, enviou hoje os votos de Feliz Páscoa aos associados da entidade e

Golpe: Precatório devolvido não necessita de novo advogado -

A ANFIP alerta, em especial aos herdeiros de associados, que escritórios de advocacia mal intencionados, tentando eng

+ Notícia

 
home | contato | localização | convênios
Rua Siqueira Campos 1171, 11º andar - Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3224-4355 - E-mail: agafisp@agafisp.org.br