Pesquisa Conteúdo:
   
 
INSTITUCIONAL
Histórico
Diretoria
Conselho Fiscal
Conselho Deliberativo
 
SERVIÇOS
Artigos
Convênios
Galeria de Fotos
Aniversariantes do Mês
Jornal Plantão Fiscal
Recadastramento
Restrito
 

"Descobrimos mais sobre uma pessoa em meia hora de diversão do que num ano de conversação
Platão
02/07/2014

PEC 339/2009: Presidente da Câmara e Entidades entram em acordo para tramitação do Adicional Noturno

Acordo firmado ontem (1º) entre o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e as entidades de servidores públicos, entre elas a ANFIP, representada pelo vice-presidente de Assuntos Parlamentares, Floriano Martins de Sá Neto, garantirá a tramitação da PEC 339/2009, que permite a todas as carreiras remuneradas por subsídio o adicional noturno cumulativamente com o subsídio.

Pelo acordo, porém, será apresentada uma alteração ao texto da proposta a fim de que a concessão do adicional tenha efeitos financeiros somente a partir de janeiro de 2015, já que, para 2014, segundo explicou Henrique Alves, não há possibilidade de aprovar projetos que aumentem gastos.

Na reunião, o líder do Governo, deputado Vicentinho (PT), autor da PEC, explicou detalhadamente o teor da proposta e a importância para os servidores públicos. "A proposta foi apresentada, pois havia uma lacuna na lei, já que todas as categorias deste país que trabalham à noite recebem adicional noturno, exceto os servidores", observou. Diante disso, "apresentamos o projeto", ressaltou, já adiantando que "haverá dificuldade de votar a PEC neste período, já que serão necessários 308 votos a favor". A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) e os deputados Lincoln Portela (PR/MG), Chico Lopes (PCdoB/CE) e Alessandro Molon (PT/RJ) também defenderam a tramitação da proposta.

Adicional - O substitutivo aprovado na Comissão Especial permite que todas as carreiras remuneradas por subsídio possam fazer jus ao adicional noturno cumulativamente com o subsídio. A proposta original previa a percepção do adicional apenas aos integrantes dos órgãos de segurança pública.

A matéria gerou intermináveis discussões, o que serviu apenas para agravar as condições a que estão submetidos diversos agentes públicos. Em que pese o fato de o § 3º do art. 39 mandar aplicar a eles o inciso IX do art. 7º (remuneração do trabalho noturno superior à do diurno), sérios obstáculos foram colocados na esfera do Poder Executivo e demorados contenciosos levados a cabo na esfera jurisdicional, fazendo com que servidores trabalhem durante a noite sem a devida compensação.

Veto Mandato Classista - Na oportunidade, também foi solicitada a derrubada do veto ao Projeto de Lei de Conversão nº 5 (MP 632/13), que assegurava ao servidor o direito à licença para o desempenho de mandato classista com a remuneração do cargo efetivo. A deputada Alice Portugal enfatizou que é uma injustiça bruta o impedimento ao exercício de um mandato eletivo, garantido em lei. O presidente da Câmara falou que é importante intensificar a mobilização no Senado Federal, já que, na Câmara, é possível estabelecer um acordo para a derrubada do veto.

Fonte: Anfip
 
+ Clipagem

TRABALHADORES JÁ PODEM SACAR COTAS DO PIS A PARTIR DE TERÇA-FEIRA -

A partir desta terça-feira (14), todos os trabalhadores com direito à cotas do PIS, referente à Lei 13.677/18,

Auditores do Paraná comemoram 25 anos de carreira -

Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil do Paraná, do concurso de 1993, se reuniram no final de julho para com

Linha Direta já está disponível na Internet - Já está disponível em publicações, Linha Direta, a última edição do nosso informativo mensal. Confira as principais notí

9ª Edição do Concurso Histórias de Trabalho da RFB -

Estão abertas as inscrições para a 9ª Edição do concurso Histórias de Trabalho da Receita Federal do Brasil, que tem

Vem aí o III Encontro do Sudeste dos Auditores Fiscais -

Acontece entre os dias 11 e 13 de outubro de 2018, no hotel Hilton Garden Inn., em Belo Horizonte/MG, o III Encontro

+ Notícia

 
home | contato | localização | convênios
Rua Siqueira Campos 1171, 11º andar - Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3224-4355 - E-mail: agafisp@agafisp.org.br