Pesquisa Conteúdo:
   
 
INSTITUCIONAL
Histórico
Diretoria
Conselho Fiscal
Conselho Deliberativo
 
SERVIÇOS
Artigos
Convênios
Galeria de Fotos
Aniversariantes do Mês
Jornal Plantão Fiscal
Recadastramento
Restrito
 

O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele
Gustave Flaubert
Artigos
Dê poder a sua equipe e descobrirá o que ela quer
 
Guilherme Tavares*

Começo este artigo inspirado na célebre frase creditada à Abraham Lincoln e também à Maquiavel: "Dê poder ao homem, e descobrirá quem ele é". Geralmente, ela tem uma conotação negativa, mas o que vou compartilhar por aqui é uma experiência positiva deste pensamento.

Como gestores de startups sabem muito bem a importância da captação e retenção de talentos para o sucesso e crescimento contínuo - de preferência escalonado - do negócio. Como já tenho uma caminhada de 21 anos como empreendedor, sei que não é apenas salário que segura um colaborador no time e sim a experiência que ele tem no espaço físico da empresa e a dinâmica das relações com seus líderes e colegas de trabalho.

Por esse motivo, aqui na TagPlus desde o início da operação nós nos preocupamos com a motivação de time, investindo muito em motivação higiênica (http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_dois_fatores_de_Herzberg), que busca trazer conforto e qualidade de ambiente de trabalho a todos, bem como um clima organizacional jovem que fomenta um relacionamento de troca entre o gestor e seu colaborador - uma marca registrada da nossa cultura empresarial.

E essa filosofia nos levou, há cinco meses a implementar uma prática que tem gerado resultados incríveis: trata-se da eleição por parte dos colaboradores - funcionários, estagiários e sócios - de um prefeito, que internamente chamamos de chanceler.

Esse representante é escolhido por voto popular de todos, e o pleito é aberto para qualquer colaborador, independente do tempo de casa. No período de campanha, que dura cerca de 15 dias, os candidatos fazem campanha nas redes de comunicação interna da TagPlus e então quando eleitos têm um mandato de quatro meses.

Além disso, o prefeito tem uma verba em dinheiro, que poderá usar em prol da melhoria do ambiente de trabalho e para atender seus eleitores conforme as promessas de sua campanha. Não é permitida a reeleição sequencial, mas ele pode concorrer novamente em uma outra oportunidade.

A iniciativa deixou a dinâmica da empresa ficou ainda mais animada. E para destacar o chanceler na área de trabalho, ele ganha uma camisa exclusiva, decoração personalizada na sua estação e um quadro especial com sua foto no mural dedicado a recordação dos prefeitos já eleitos.

Quantos ao desempenho de seu cargo e funções, o prefeito continua os desenvolvendo normalmente e não recebe nenhum valor a mais em seu rendimento para sê-lo pois é um ato de puro interesse na melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.

Entre as conquistas dos dois primeiros chanceleres temos: picolé a preço de custo, frutas, pipoqueira, fornos maiores, novas pilhas para os controles do videogame, e os famosos happy hours às sextas, patrocinados pelo chanceler, com cerveja e salgadinho.

*Guilherme Tavares é CEO da Tag Plus, um sistema de gestão comercial e emissão de nota fiscal eletrônica para micro e pequenas empresas, e cofundador da aceleradora Q4 Angels

 
Outros
O mundial que o Brasil precisa ganhar
RFB: um leão a serviço dos maus contribuintes
A nação desgovernada
Profissional polvo: sobrecarga de trabalho pode levar à síndrome do Burnout
Tributos e desigualdade
Falta de planejamento afeta aposentadoria do brasileiro
Redes sociais: como tirar o melhor proveito?
Educação corporativa: investir nas pessoas aumenta a competitividade das empresas
O que os empreendedores devem saber sobre o E-Social
 
+ Artigos

Site Previdenciarista auxilia 25% dos advogados previdenciários por mês em plataforma interativa -

Conhecido como "Netflix" do direito, plataforma conta com 2 mil modelos de petições previdenciárias usadas em casos r

TRABALHADORES JÁ PODEM SACAR COTAS DO PIS A PARTIR DE TERÇA-FEIRA -

A partir desta terça-feira (14), todos os trabalhadores com direito à cotas do PIS, referente à Lei 13.677/18,

Auditores do Paraná comemoram 25 anos de carreira -

Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil do Paraná, do concurso de 1993, se reuniram no final de julho para com

Linha Direta já está disponível na Internet - Já está disponível em publicações, Linha Direta, a última edição do nosso informativo mensal. Confira as principais notí

9ª Edição do Concurso Histórias de Trabalho da RFB -

Estão abertas as inscrições para a 9ª Edição do concurso Histórias de Trabalho da Receita Federal do Brasil, que tem

+ Notícia

 
home | contato | localização | convênios
Rua Siqueira Campos 1171, 11º andar - Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3224-4355 - E-mail: agafisp@agafisp.org.br