Pesquisa Conteúdo:
   
 
INSTITUCIONAL
Histórico
Diretoria
Conselho Fiscal
Conselho Deliberativo
 
SERVIÇOS
Artigos
Convênios
Galeria de Fotos
Aniversariantes do Mês
Jornal Plantão Fiscal
Recadastramento
Restrito
 

"Se parares cada vez que ouvires o latir de um cão, nunca chegarás ao fim do caminho."
Provérbio oriental
Jornal
Jornal Plantão Fiscal (JUN/AGO 2018)
 

ELEIÇÕES 2018: VOTE CONSCIENTE

Muito reclamamos que há corrupção em todo o canto. Que os políticos não prestam. Que parte dos atuais deputados, senadores e vereadores estão encrencados, denunciados ou investigados nas diversas ações penais e criminais, por apropriação ou malversação de recursos públicos. Mas, façamos uma reflexão: nenhum desses políticos detentores de cargos chegou lá por suas próprias forças. Nós, eleitores, somos os responsáveis por colocar esses sujeitos. Nós que votamos e nós que nos omitimos, por já estarmos dispensados de votar, por desencanto com a política, por abstenção ou voto explícito.

Nenhum desses aproveitadores, criminosos, usurpadores do dinheiro que poderia ser destinado à sociedade, chegou lá sozinho. Chegou com milhões ou milhares de votos, de cabresto ou não. Por isso, a cada eleição, renovamos nossas mensagens de voto consciente. Da necessidade de buscarmos conhecer em quem iremos votar. De ler um pouco sobre suas ações em favor de grupos, comunidades e sociedade. De pesquisarmos sua biografia, sua 'folha corrida', sua vida pública.

Além de não fazermos isto, votamos no amigo, no amigo do amigo, no indicado pelos conhecidos, quase que, irresponsavelmente, de forma fugaz, nos livrando dessa obrigação constitucional do voto. O que também é lamentável.

Mesmo assim, poucos dias após a eleição, já esquecemos em quem votamos. Além de não lembramos em quem votamos, pouco sabemos, depois, o que os eleitos fizeram.

Não acompanhamos suas ações, atitudes, posturas, como representantes eleitos do povo. E chega nova eleição e fazemos tudo de novo. O título eleitoral, ao invés de uma arma em defesa da cidadania, vira uma 'batata quente' nas mãos do eleitor, que se vê obrigado a votar, votar, votar. Perdendo tempo e, às vezes, dinheiro. Lamentável pensarmos assim.

O melhor é quando chegam aos 70 anos e não precisamos mais votar. Mas a isenção do voto, não isenta da queixa da corrupção, da precariedade dos serviços públicos, da indignação quanto à situação de penúria da sociedade. Por isso tudo, conclamamos todos, neste período em que se aproxima um novo pleito, a participar, de forma consciente das eleições de outubro próximo. Mesmo que você esteja dispensado de votar, é importantíssima a sua participação.

Não se omita. Pense, reflita e vote bem! Depende muito de seu voto a mudança no atual estado de coisas. Participe!

 
Anexo: agafisp-jun-2018.pdf.pdf
 
Outros
Jornal Plantão Fiscal (MAR/MAI 2018)
Jornal Plantão Fiscal (DEZ/FEV 2018)
Jornal Plantão Fiscal (SET/NOV 2017)
AINDA HÁ ESPERANÇA
MIGRAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO. A MORA E AS CONSEQUÊNCIAS
Jornal Plantão Fiscal (DEZ/FEV 2017)
Jornal Plantão Fiscal (JUL/AGO 2016)
Jornal Plantão Fiscal (MAR/MAI 2016)
Jornal Plantão Fiscal (DEZ/JAN 2016)
 
+ Jornal

MONJA COEN PALESTRA EM PORTO ALEGRE - A líder budista Monja Coen fará uma palestra no Auditório Araújo Viana no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher) à

ELEIÇÃO PARA CONVENCIONAIS DA ANFIP -

CLIPPING 5 DE FEVEREIRO -

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA CCMQ - 31 jan - 6 fev - Cinemateca Paulo Amorim

Programação 31 jan - 6 fev

Segundas-feiras não há sessões

SALA 1 / PAULO AMORIM

14

Clipping 31 janeiro -

+ Notícia

 
home | contato | localização | convênios
Rua Siqueira Campos 1171, 11º andar - Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3224-4355 - E-mail: agafisp@agafisp.org.br