O governo federal lançou o projeto-piloto de prova de vida digital, tendo sido selecionados, inicialmente, 10 mil servidores públicos federais atendidos pelo Decipex. Posteriormente, deve estender a funcionalidade aos demais 700 mil aposentados, pensionistas e anistiados com biometria registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e/ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O projeto tem por objetivo tornar dispensável o comparecimento às agências e órgãos de origem, trazendo mais praticidade e segurança ao procedimento e mais comodidade aos beneficiários. Outra prioridade é aprimorar a atuação das unidades de gestão de pessoas na Administração Pública Federal, tendo em vista a redução de visitas técnicas e atendimentos presenciais no local.
Para ter acesso ao serviço exclusivo, os beneficiários convidados deverão ficar atentos aos comunicados disponibilizados na Central de Mensagens do Sigepe, bem como nos e-mails cadastrados no site. Após a confirmação da participação, é necessário fazer o download dos aplicativos Sigepe Mobile e Meu Gov.Br, disponíveis nas plataformas Play Store e Apple Store.

Ainda não foram divulgadas informações sobre a duplicidade do processo para os segurados do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e/ou do Regime Próprio da Previdência Social (RPPS). Convém, portanto, entrar em contato diretamente com o órgão emitente, a fim de evitar qualquer divergência ou irregularidade.
Acesse o link para maiores informações: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/aplicativo-sigepe-mobile/prova-de-vida/prova-de-vida