top of page

ANFIP E MCCE ACOMPANHAM AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024



A vice-presidente de Política de Classe e Salarial, Maria Inês Ávila, representou a ANFIP na reunião do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), nesta quarta-feira (7/2). O encontro foi coordenado por Luciano Caparroz, diretor do Movimento.


De acordo com os dirigentes, foram enviadas sugestões de aperfeiçoamento do sistema de votação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando transparência e eficiência nas eleições municipais de 2024 (saiba mais aqui). Em breve, serão publicadas as resoluções com as regras deste ano.


Nesta semana, o TSE divulgou a data das eleições, previstas para 6 de outubro, quando serão eleitos candidatos e candidatas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, que atuarão nas casas legislativas dos municípios brasileiros. Um eventual segundo turno ocorrerá no dia 27 do mesmo mês.


No momento, sabe-se também que haverá consultas públicas para participação direta e ativa da sociedade no processo eleitoral. O MCCE pretende realizar campanhas para estimular a interação popular nessas consultas, além de promover debates sobre temas como assédio, desigualdade e corrupção.

bottom of page